02 agosto, 2014

Caçada no Parque Euclides Dourado V

Outro dia de caçada, desta vez sem moeda imperial, mas com uma moeda de uma época de que nunca tinha achado antes, anos 50, sempre achei estranho não achar moedas desse periodo, pois foram feitas aos milhões, por exemplo, segundo o Livro das moedas do Brasil 9ª edição, a moeda de 1 cruzeiro de 1953 teve 5.195.000 unidades produzidas.
A moeda mais comum dessa família e valor é a de 1946 com quase 50 milhões de unidades produzidas, mas estranhamente não é tão comum acha-las perdidas, ou pelo menos eu não as acho.
A outra moeda foi feita na ditadura, 50 centavos de 1970 e teve mais de 440 milhões de unidades produzidas, ou seja é uma moeda extremamente comum, mas não é todo dia que se acha uma dessas enterrada.

Nesse local em questão estou ignorando todos os alvos ferrosos, assim não acho nenhuma moeda pós 1970 nas caçadas.


Detalhe para a moeda de 1970, eu limpei ela com escova de dentes para tirar a terra e ficou um ponto cinza, na cor original da moeda:
Moeda de 50 centavos na sua cor original

Será que com uma limpeza engajada essas moedas de cuproníquel voltam a cor original? (elas sempre adquirem uma coloração vermelha quando enterradas)


3 munições de calibres diferentes.

Outros objetos, acho que um dos piores objetos que um detectorista pode desenterrar são esses que parecem com moedas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário