10 setembro, 2012

Tipos de Detectorista

Olá pessoal! Hoje vou escrever um pouco sobre os tipos de detectoristas que eu vi até agora, qual é o seu tipo?

Detectorista sedentário: Aquele que compra um detector para usar só no seu sitio, fazenda, quintal ou alguns poucos lugares, depois disso deixa o detector guardado num sótão ou vende.



Detectorista de fim de semana: Tem um detector por diversão, usa sempre que pode para se distrair da rotina diária, não da muita importância ao local que vai pesquisar, um local que ainda não foi pesquisado já é o suficiente para este detectorista se divertir.

O Caçador de Tesouros: É quase um Indiana Jones, faz pesquisas, conversa com antigos moradores, passa mais tempo nos livros do que em campo, apesar de tanto trabalho é o detectorista que mais acha coisas interessantes, este visa achar coisas valiosas, como peças em ouro e prata, mas não visa o comércio.

O Historiador: É quase como o caçador de tesouros mas se interessa sobretudo pelo objeto, pelo seu enquadramento histórico, pela sua beleza e pelo seu valor patrimonial. O sonho deste é poder fazer o hobby às claras, doando a maioria dos achados aos museus para que as pessoas possam admirar o passado.

O Bronzeado: Detectorista de praia, normalmente só visa o lucro que pode tirar das  areias, mas alguns gostam de fazer por diversão, é o que mais sofre com pessoas que não entendem do Hobby tirando sarro ou fazendo perguntas idiotas.


O Mercenário: Como em todo lugar existem pessoas de má índole, este tipo de detectorista é um criminoso, só visa o lucro, faz pesquisas como o caçador de tesouros, mas não pode ser considerado como tal, este tipo de pessoas é aquela que invade propriedades, deixa buracos abertos, e se não conseguir vender os achados para colecionadores, derrete o achado para vender pelo preço do metal, podem ser pessoas perigosas, cuidado com elas!
Mas não vou deixar em branco que uma boa parte da culpa deste tipo de detectorista existir é do governo que com leis absurdas faz achados valiosos se tornarem dores de cabeça para o descobridor...


O Mercenário frustrado: É aquele que compra o detector pensando que no quintal de casa vai ter um pote de ouro dos gnomos, costuma vender o detector rapidinho e falar mal do Hobby por ai.


O Economista frustrado: Compra detectores baratos, da China ou de marcas duvidosas e quando vai usar percebe que o barato saiu caro.

O Inventor: Faz seu proprio detector! esse sim é cabra home.



O Garimpeiro: É aquele que procura pepitas, apesar de só visar o lucro não o faz de forma desonesta como o mercenário.

O Espião: Pensa que ninguém pode ver oque ele está fazendo, apesar de não fazer nada ilegal, se esconde das pessoas e tenta ir para lugares desertos, só recomendo não ir sozinho e avisar para alguém aonde foi!

Se eu esqueci de algum comente!












8 comentários:

  1. É, o detectorismo é um ótimo Hobbie, ele se paga ao longo do tempo, a maioria das pessoas desistem por não ler sobre o assunto antes de adquirir o equipamento.
    Uma caça bem sucedida não depende só do conjunto homem e maquina, uma pesquisa na internet sobre o local, ver mapas antigos e estudar bem representa 80% do sucesso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, estudo é tudo, uma olhadinha no google earth para encontrar lugares interessantes por perto ja deve ajudar bastante, eu mesmo vou postar alguns lugares interessantes na minha cidade que achei neste programa, quando o detector chegar vou começar como detectorista de fim de semana, só indo em terrenos diferentes ja está ótimo, mas pretendo ver oque acho na biblioteca da cidade já que pela net não achei muita coisa

      Excluir
  2. Parabéns Alisson, matérias hiper interessantes, você é uma pessoa muito honesta e focada na verdade, continue assim.
    Seu blogg esta muito divertido e carregado de ótimas informações.

    ResponderExcluir
  3. Qual seria o Detectorista perfeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perfeito não existe, mas respeitando a propriedade privada e não deixando buracos abertos por ai já é um ótimo detectorista

      Excluir
  4. Então, na sua classificação, eu sou o "detectorista cabra home"...hausauhsuashhsuash...

    Tô procurando informação pra construir um direcional.
    Quem puder ajudar garanto retornar os progressos da empreitada.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.longrangelocators.com/forums/showthread.php?t=18437

      aqui tem o esquema do modelo pistola DCH85M

      só adianto que o funcionamento desses detectores direcional é MUITO duvidoso

      Excluir