18 setembro, 2012

Dicas: Escolher o seu Detector

Atualizado 01/08/2015

Olá pessoal, falei muito no blog sobre quais detectores evitar e desconfiar, mas agora vou falar de alguns que valem a pena comprar, por indicação de varias pessoas em forums, redes sociais e blogs.

Primeiramente peço que dê uma lida neste post com dicas básicas: DICAS!


Lembrando profundidade não interessa, sempre vejo pessoas perguntando a profundidade que o detector alcança, isso é irrelevante, pois alem de depender de muitas coisas a maioria detecta igual, a diferença é minima, alem do mais você aguentaria cavar um buraco de 3 metros?
(isso vale para o hobby não para garimpo e caça profissional)

Agora vamos falar de marcas e preço, lembrando que vou dar dicas para iniciantes e para o hobby de detectorismo, nada de garimpo ou caça ao tesouro profissional.

Bounty Hunter, a campeã em detectores de baixo custo

A marca Bounty Hunter tem varios detectores de baixo custo, com certeza é a marca que dá mais opção aos iniciantes, vou destacar aqui o Bounty Hunter Tracker IV, bem popular no Brasil, é um detector robusto, difícil de quebrar por isso tem garantia de 5 anos.

Em comparação com seus concorrentes ele funciona melhor em areia molhada, dando menos sinais falsos, 
é com certeza a melhor escolha para detectorista iniciante de praia.

A desvantagem é que não tem o display de LCD... mas é fácil de acostumar com seu display analógico. 

Preço U$125,95

Lembrando que a Bounty Hunter tem vários outros modelos baratos, só citei esse pois é o mais popular.
Não quer dizer que os outros sejam ruins.

Coisas pequenas a profundidades maiores

A Teknetics tem um modelo de baixo custo muito interessante, supostamente o melhor detector da lista pois pode detectar coisas pequenas a uma profundidade um pouquinho maior, mas eu particularmente não acho que seja tanta diferença assim, com garantia de 5 anos é uma boa escolha.
É o mais leve da lista, isso pode fazer a diferença se você se cansa fácil ou tem algum problema.

Preço U$199,00




O queridinho do povo

A Garret é com certeza uma das melhores marcas de detectores, tanto é que o seu detector de baixo custo é um dos mais usados no mundo do hobby, a família ACE com as versões 150, 250 e 350.
Vou falar aqui do ACE250 que é o mais usado, pois o ACE150 é pouca coisa mais barato e o 350 não traz tanta inovação que justifique o custo maior.
 ( a não ser em solo Europeu onde ele supostamente funciona melhor)

É o único que usa pilhas comuns, os outros usam baterias(daquelas não recarregáveis) e é o mais pesado da lista(coisa de 400 gramas) 
Ele é muito popular em todos os lugares, você acha muitas dicas sobre ele na internet e se quiser vender para comprar um melhor vai conseguir um bom dinheiro e vai vender rápido, os ACE usados são os mais procurados.
As desvantagens é que ele não é tão bom assim em areia molhada, para usar ele tem que diminuir bastante a sensibilidade, dá sim para usar na praia, mas o desempenho do Tracker IV é melhor mesmo custando menos, eu particularmente acho ele o detector mais "bobo" pelo design dele, principalmente essa cor amarela, mas ele tem o display de LCD mais amigável e fácil de usar que os outros.
Preço: U$212,45




O último da lista é um da Fisher, eu não sei muito sobre ele, só posso garantir que a Fisher é uma empresa séria, então ele não deve ficar devendo para os seus concorrentes.



Preço U$199,00



A whites oferece como opção para iniciantes o whites coinmaster, que é basicamente um ace250 um pouco mais completo:



Minelab é famosa por usar tecnologias diferenciadas, mas seus detectores são os mais caros, o detector mais barato o X-Terra 305 sai por U$400,00 para realidade brasileira é dificil alguem querer pagar esse preço para um detector para iniciantes, independente de sua alegada qualidade superior.
É também uma forte candidata para você comprar o seu segundo detector.



Aprofunde a sua leitura neste post no qual indico modelos mais avançados:



E ainda dicas para a ajudar na hora da compra:










65 comentários:

  1. Já pensou cavar 3 metros e encontrar um prego? Acho q eu enterraria meu detector no mesmo buraco heheheh
    A maioria de meus achados foram feitos de 15 a 20 cm de profundidade daí pra frente tem que ter um pró pointer pois o volume de terra q sai é muito grande e fica difícil localizar o alvo a não ser que seja algo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa é a media dos detectores nessa faixa de preço,os detectores PI detectam bem mais fundo, só que não tem discriminação,
      então você poderia cavar um buracão por causa de um prego ou outro lixo qualquer hahaha

      Excluir
  2. Boas dicas..
    Eu acrescentaria o Tesoro http://www.tesoro.com/ , que tem " Garantia Vitalícia " .. Os detectores são bem rústicos, ideais para quem prefere detectar de ouvido, dispensando o ID.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa marca tem alguma restrição fora da américa do norte que eu não me recordo...
      só não coloquei pq não tem nenhum indicado para iniciantes hehe

      Excluir
  3. Se comprar por exemplo um garret 250 de U$212,45 dólares quanto sairia o preço real até chegar em minha casa com impostos + frete de importação? Alguém tem idéia do valor aproximado? Se pode parcelar?
    Eu nunca importei nada mas acho que o cálculo seria mais ou menos assim: dólar hoje está cerca de 2 reais então o preço do produto vai para uns 425 reais. Acho que terá tributação de 60% do valor do produto então o preço do produto vai para uns 680 reais. Agora não sei quanto sairia o frete pelo correio do produto até minha casa + taxinhas.

    Quanto tempo posso usar o aparelho até trocar a pilha?

    Estava vendo no mercado livre produto novo está 1.200 reais o garret ace250
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-448645762-detector-de-metal-garret-ace250-detector-de-metais-_JM#!/description

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o frete é uns 50 doláres, não tem mais taxa nenhuma alem dos 60%

      (sobre os 212+os 50 do frete)

      a pilha se usar de qualidade demora muito para trocar, mas depende do quanto você vai usar!
      15 dias talvez com uso moderado (todos os dias usando pouco)


      se cadastre no nosso fórum:
      http://www.cacadoresdetesouros.com.br/forum/



      Excluir
    2. Amigo, eu sou um velho caçador de tesouros e vou me cadastrar no site pois gostei do mesmo. Sobre a importação é assim: livros e remédios não pagam nada. Qualquer outro ítem de valor menor que 50 dólares também não paga. Agora acima de 50 dólares a receita taxa pesado. Você pode até dar sorte e não pagar nada já que eles não rastreiam 100% das encomendas, mas a maioria cai no imposto. Vamos dizer que o produto custe 100 dólares e o correio 20 dólares. Consideremos que o dólar esteja a 2,00, então o seu gasto total estará, por enquanto, em 240 reais (120x2). A receita então tributa em 60%(imposto de importação) sobre produto+correio. Então 60% de 240,00 é 144,00, total então de 384,00 reais. Todo produto tributado pela receita paga também ICMS ao chegar no seu estado. O ICMS é calculado sobre o valor total em reais apurado até aqui, ou seja, sobre 384,00. O percentual varia de Estado para Estado, mas gira em torno de 17% em média. Assim,17% de 384,00 é igual a 65,28 reais que somados (384,00 + 65,28) darão o valor final que você vai pagar que é R$449,28 reais. Lembro que você não tem como fugir disso pois produto tributado o correio não entrega na sua casa. Eles mandam uma cartinha e você de posse dela vai lá na agência dos Correios, paga os tributos e então retira sua encomenda. Um abraço e boa compra. Aldo.

      Excluir
    3. Ulysses,lembro que no exemplo dado, dos 449,28 reais,que é o total de gastos, você já tinha pago ao vendedor no exterior a quantia de 120 dólares o que a 2,00 daria 240,00 reais. Assim você pagará para retirar o produto nos correios o valor restante que são os tributos, ou seja, R$ 209,28. Aldo.

      Excluir
    4. esqueci do ICMS, mas é pq no meu estado (sp) não se paga essa taxa.

      Excluir
  4. ola amigo virei fa do seu blog ,gostaria que me desse uma ajuda, vi a loja que vc comprou seu detector , gostaria de saber se eles enviaram tudo certinho , to afim de comprar o pionner 505 oque vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, obrigado por acompanhar o blog, a kellyco é a melhor loja dos EUA no quesito detector de metais pode comprar sossegado ^^

      Excluir
  5. Alisson sou iniciante e gostaria de comprar um detector de metais para hobby mas esses importados e muito caro, será q vc me indica um nacional por emquanto sou leigo no assunto. Eu quero um detector para procurar moedas antigas, broches,pregos qualquer coisa. Muito obrigado e aguardo resposta. Tchal. Meu email e zuzadantinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se os importados são caros os nacionais são mais caros ainda (e com qualidade muito inferior)...
      tem que importar mesmo, vou te mandar um email de onde comprar

      Excluir
  6. Boa noite amigo!
    Parabéns pelo blog e agradeço pelas dicas! Já estava de olho no Bounty Hunter Tracker IV, depois das suas dicas decidi coloca-lo em minha lista de prioridades e quem sabe adquirir o mais rápido possível.
    Moro na cidade de Macaé-RJ, uma cidade litorânea cercada por praias, lagoas, rios, cachoeiras... Um belo local para dar mas garimpadas!
    Penso em comprar mais rápido possível, mas estou na dúvida se importo ou compro aqui no Brasil mesmo.
    Pelos preços praticados no Brasil, o que você recomenda? Possui alguma indicação?
    Desde já agradeço e fico no aguardo por sua resposta!
    sergiopaschoal @ gmail.com

    ResponderExcluir
  7. tenho multa vontade de compra um de detector pra pepitas mim endique um por favor .b noit

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. detectores de pepitas são bem caros, tem o at gold da garrett, o gold bug da fischer e a whites tem muitas opções, e tem o carissimo gpx5000 da minelab que dizem ser o melhor...
      mas a opção mais em conta mesmo seria um ace250 com uma bobina sniper, que no Brasil ia sair por uns 2400

      Excluir
  8. Alisson também pretendo iniciante no hobby de detector de metais, venho pesquisando a alguns dias e segundo você os detectores nacionais são mais caros que os importados, poderia me informar onde comprar detectores importados? Meu email e wildesfonseca@gmail.com.

    ResponderExcluir
  9. AMIGO O QUE VOCE ACHA DESTE AQ: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-555450745-detector-metais-alta-sensibilidade-intell-ouro-prata-tesou-_JM

    PARA INICIANTES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi esse detector pessoalmente amigo, mas já vi pessoas falando mal (umas 3), e o preço está muito alto, um bount hunter tracker IV sai mais barato e é garantido

      Excluir
  10. Boas, estou a pensar mandar vir um BOUNTY HUNTER TRACKER IV dos Estados Unidos no entanto, estou com receio por causa da alfandega, ao encomendar pela net vido dos estados unidos será que as alfandegas deixam passar ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é de portugal? se for compre ai mesmo que sairá mais barato, use as vantagens da união européia.

      se for do brasil sera taxado em 60% do valor total do produto (frete + preço)

      Excluir
  11. Alisson,

    Obrigado pelo seu blog. Gostei do Garret ACE 250. Ele funciona bem no Brasil?

    Acessei o link que você forneceu http://www.kellycodetectors.com/garrett/garrett-ace250.htm e o preço é esse mesmo. Mas ao colocar o meu endereço, Santa Catarina, Brasil, o valor do frete chegou a algo em torno de US$ 300,00. Será que é isso mesmo? Acredito que não possa ser tão caro assim, pois aparelho + frete vão sair por mais de US$ 500,00 + taxas, vai custar quase R$ 2.000,00. Poderia verificar se o preço do frete está correto para o Brasil?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim está, a kellyco para proteger os "vendedores" autorizados nacionais taxou o frete para o brasil de tal forma que não compensa mais comprar de lá, a opção que resta é comprar pelo ebay de um vendedor confiável ou comprar no brasil mesmo.

      Excluir
  12. Qual site confiável para comprar no Brasil? Mesmo pagando mais caro que comprando direto dos EUA. Qual modelo indica no momento para quem quer começar, gostaria de utiliza-lo em praias. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. praia é complicado, modelos eficientes são caros, o ace250 funciona bem na areia seca, mas não onde a água chega
      http://fortunadetectoresdemetais.commercesuite.com.br/detectores-ct-2-359477.htm

      tem o sea hunter mark II e o excalibur da minelab q são perfeitos mais caros

      Excluir
    2. Vou comprar o HUNTER - TRACKER IV mesmo para aprender, depois compro um melhor.

      Valeu pelas informações. Obrigado!

      Excluir
    3. sim é um ótimo detector para começar, se o lugar for bom da para investir num detector melhor só tenha paciencia e saude para aguentar a buraqueira kkkk

      Excluir
  13. Feliz 2015!

    Irmão, sabe onde tem a venda no brasil sand scoop? Já procurei nas lojas online que vendem detectores e ninguém tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fortuna detectors vendia antes, se não vender só mandar fazer ou achar algum usado.

      Excluir
  14. amigo vc poderia me indicar um detector para procurar tanto objetos pequenos, como: capsulas de munição, moedas, aneis... ou objetos maiores como: armas de fogo, ou outros objetos um pouco maiores... na profundidade de uns 50cm... será se o TRACKER IV é uma boa opcao? ou o ace 250?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo a essas profundidades um tracker IV não será uma boa opção, um sea hunter mark II seria mais indicado.

      Excluir
  15. qual desses dá menos sinais falsos em terras muito mineralizadas? na minha regiao tem muita terra vermelha com alto nivel de minerizacao... estou em duvida entre o alpha 2000 e tracker lV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha quanto a sinal falso em terra vermelha só ouvi dizer que os feitos para mergulho dão...
      entre esses dois eu ia no alpha 2000

      Excluir
  16. Boa Tarde, estou interessado em comprar um detector de metal que possa acusar pequenas pepitas de ouro e também moedas antigas, o modelo que me interessa é um At GOLG GARRETT você considera uma boa escolha ? E a respeito de comprar fora do Brasil é liberado a compra ou é produto controlado ? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o at gold é uma ótima escolha, quanto a comprar eu comprei e muita gente comprou e nunca deu problema, a não ser imposto.

      Excluir
  17. Já apreenderam um detector que importei, importei outro espero que esse o exercito não apreenda novamente.

    ResponderExcluir
  18. PAT, Se ver isso exclui seu comentário sem querer, não conheço os GROUND EFX, acho que compensam se cobrarem barato neles, mas sempre prefira um detector de marca.

    ResponderExcluir
  19. Estou querendo iniciar no ramo vc sabe se esse detector e bom, pois quero uma para usar na agua e terra?
    Detector de Metais Tesoro Sand Shark

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tesoro produz ótimos detectores.

      Excluir
    2. Mas voce conhece essa marca, sabe se vale a pena comprar pois tenho medo de comprar e nao ser.
      Detector de Metais Tesoro Sand Shark, e esse que queri comprar.
      e obrigado por responder tao rapido

      Excluir
    3. conheço sim, são detectores de aparência simples, mas muito bem feitos e precisos.

      Excluir
  20. Alisson
    Quero iniciar como Hobby , você pode me ajudar me dizendo se o modelo Bounty Hunter Discovery 2200 + pinpointer TX 2002 ta bom para iniciar , tem um cara que quer me vender esses.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bount hunter é bom, o tx2002 é um pinpointer bem fraquinho só compensa se for barato no máximo uns 30 40 reais...

      Excluir
  21. Alisson
    Gostaria de aproveitar seus vastos conhecimentos. Estou pesquisando alguns detectores e vi que o MD-9020c está com um preço bom. Será que vale a pena comprá-lo? Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um detector chines de baixa qualidade, não é o ideal para praia, mas detectores bons para esse fim são caros, então pode ser que para começar seja uma opção viável, ou um PI feito por algumas pessoas que vendem.

      Sinceramente eu nunca começaria por um detector desses, pois são de péssima qualidade, mas sei que o preço dos detectores de marca no Brasil não são nada agradáveis, veja o quanto pedem, o detector mais barato de marca é o ace150 acho que está uns 1100 reais, se puder escolher entre ele e esse MD escolha o ace.

      Excluir
  22. Ops. Esqueci de dizer que vou utilizar em praias.

    ResponderExcluir
  23. Respostas
    1. desconheço a marca, se tiver mais informações posso ajudar melhor. mas creio que seja um detector genérico. Ai é questão de preço se for muito mais barato que o ACE150 que no momento é o detector de marca mais barato compensa comprar esse titan, o ace está saindo por uns 1100 reais.

      Excluir
  24. Oi, vi que o preço do garrett ace 250 é por volta de R$ 1.800,00. Você conhece algum lugar que me de garantia e que seja mais barato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa é a faixa de preço mesmo. mais barato só usado ou um PI caseiro.

      Excluir
  25. Ola gostaria de saber qual o modelo vc indica para um iniciante no valor de 3800 reais?

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. boa noite. quero compra um detector estou lendo e pesquisando, duvidas alisson?
    1°. em qualquer lugar ( barro, arreia praia , agua ( sei que tem que ser a prova d`agua) etc
    2°. detecta à noite? exemplo, ir a praia a noite, funciona? ele detecta
    3° mi indica um.. valor entre 500 a 1,500 reais ( loja brasil)
    4° se puder indicar importadas tbem
    5° quero um detector que detecta pedra preciosa, moeda, ouro um quasi completo e facil de manuseio
    brigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Josimar, Detectar a noite? só é perigoso mas detecta normal.

      De 500 a 1500 reais não existe nenhum modelo para oq vc pediu (a prova da água bom no mar etc)

      Não existe detector de pedra preciosa, qualquer um que alegue isso está tentando te enganar e vender coisas que não prestam.

      Indico um AT Pro ele é o mais proximo e o mais barato (4 mil reais) para as coisas que você quer fazer.

      Excluir
  28. e alisson um a prova dagua tambem para caçar em lagoas rasas, beira praia etc um bom

    ResponderExcluir
  29. Boa noite Alisson, estou querendo comprar um detector de metal, gostaria de saber se vc conhece os Detector Edition 1016 (http://www.arqueria.com.br/ecommerce_site/produto_1055_5060_Detector-de-Metal-Ouro-Pro-Edition-1016) e Detector Elite Edition 1020 (http://www.arqueria.com.br/ecommerce_site/produto_3509_5060_Detector-de-Metal-Ouro-Elite-Edition-1020-Explorer-Digital) ?? De uma olhada nos links...Tbm gostaria de saber se vc conhece alguem que esta vendendo algum usado...Tbm gostaria de falar com vc por fone...mande seu contato no meu e-mail pestana.anderson@yahoo.com.br

    Grato

    Anderson

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde Alisson, estou querendo comprar um detector de metal, sou principiante, mas quero um ap detector de boa qualidade para solo especialmente os pedregoso e agua doce e tbém que seja de fácil manuseio aguardo a dica . obgd.

    ResponderExcluir
  31. e que atinga uma profundidade de uns tres mts + ou - .

    ResponderExcluir